top of page

LGBTQ+
São um grupo de pessoas com diferentes orientações sexuais, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que tem em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular. Sendo compelidas a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, por caráter temporário ou de forma permanente. Essa subpopulação vive em uma situação mais precária do que a heterossexual, já que necessita exercer ainda mais a mendicância e atividades marginalizadas, como prostituição, venda de drogas e roubos. Vale, portanto, ressaltar que a população LGBTQI+ também possui grande incidência de passagem pelo sistema penitenciário.
Fonte: FIPE

Google Imagens
Dentro do coletivo LGBTQI+ em situação de rua é possível encontrar o maior número de pessoas afetadas por doenças em geral e, principalmente, HIV (resultado da prostituição) e Tuberculose.
Fonte: FIPE
PATOLOGIAS
VIOLÊNCIA
Além da vulnerabilidade que já existe diante de sua orientação sexual, ela se encontra agravada pela exposição na rua. Dessa forma esse grupo repleto de diversidade sofre violência, discriminação e repressão policial de maneira potencializada.
POLÍTICAS PÚBLICAS
No quesito políticas públicas, o grupo LGBTQI+ recebe propostas parciais e que não possuem grande espectro. As propostas, junto das leis, são impositivas e verticais, assim como os programas, que são sucateados e improvisados.
Fonte: FIPE

@spinvisivel
bottom of page