top of page
EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL

Os egressos em situação de rua,são aquelas pessoas que recuperaram legalmente a sua liberdade, porém não a sua vida. Tais pessoas saem do sistema prisional e vão utilizar a rua como forma de sustento e moradia. Essas pessoas não possuem identidade, documentação, apoio familiar, papel social e ficam marcadas para sempre devido ao não incentivo governamental para reinserção dessas pessoas na sociedade. Os egressos, em sua maioria, são mais jovens do que os não egressos e homens.

Comparado aos não egressos, a discriminação e a violência (principalmente policial) também é maior.

Fonte: PUC/SP e FIPE

           

UM-PANORAMA-DO-ATUAL-SISTEMA-CARCERÁRIO-
VIOLÊNCIA
 
Comparado aos não egressos, a discriminação e a violência (principalmente policial) também é maior. Eles sofrem agressão verbal, física, tentativa de homicídio e remoção.
Fonte: PUC/SP e FIPE
POLÍTICAS PÚBLICAS
As ONGs e as instituições religiosas se destacam nos serviços de amparo a essas pessoas, atuando na distribuição de alimentos, roupas e cobertores.

 Além disso, os egressos em situação de rua demandam providências de documentação, moradia e acesso ao trabalho. O CAEF (centrais de atenção ao egresso e à família), FUNAP, a Afroreggae segunda chance, CNJ – começar de novo e o programa pró – egresso são alguns dos programas e ONGs que atuam no amparo a essa população.

Fonte: PUC/SP e FIPE

Google Imagens

Entre os egressos, o uso de drogas ilícitas e, portanto, a dependência é maior, o que os torna mais suscetíveis a doenças respiratórias e infecciosas.

Fonte: PUC/SP e FIPE

PATOLOGIAS
bottom of page